Como a Web pode potencializar a prática pedagógica?
Vamos refletir acerca de pontos positivos e negativos das mudanças provocadas pela internet 1.0 e 2.0.
Sabe-se que a internet surgiu nos anos 60 e foi se aperfeiçoando ao longo das décadas
pela criação dos sites; a usabilidade e funcionalidade que apresentava, era
basicamente para consumo, navegação.
A Web 2.0 ganhou espaço rapidamente, pois
as mudanças aconteceram na aplicabilidade dos programas e sites, propiciando a
interação do usuário com as ferramentas. Consequentemente, quanto mais ele
utiliza as ferramentas e aplicativos, mais essas ferramentas se aprimoram.
A escola se utiliza de tecnologias, quando pensamos no
livro, no quadro de giz ao quadro branco e agora a lousa digital, bem como, tem
passado por mudanças, contudo, não tão rápidas e eficientes como as novas
tecnologias, contudo, essas tecnologias têm proporcionado maior participação dos
alunos e em alguns aspectos facilitado a vida do professor.
Ao meu ver, para a escola e professores, a
Web 2.0 por seu aspecto participativo, proporciona o diálogo, a interação entre
professores, alunos e pais de maneira dinâmica e eficaz.
Os aplicativos podem
ser utilizados em sala de aula e fora dela como motivadores, fontes de
informação e de troca. Porém, o uso de celulares, tablets e netbooks em sala de
aula, não têm sido tão bem-vindos ou bem aproveitados, há certa resistência
quanto ao uso, pois nem todos alunos ou até professores fazem uso racional.
Causando mais tumulto do que aprendizado, dependendo da proposta.
Algumas
escolas têm cobrado dos professores conexão quase que 24 horas, o contato se dá
por e-mail, pelo site da escola, relatórios online, tudo digitalizado e
disponibilizado...Isto tem acarretado mais trabalho extra ao professor lhe
consumindo um enorme tempo, que poderia ser dedicado para a mais preciosa
tarefa, Pedro Demo nos questiona acerca da produção escrita do professor, entretanto, não somente a escrita autoral dos alunos deve ser aprimorada, a do professor também.
Pensando assim, estamos aqui neste Blog, querendo saber:
Como utilizar o Blog na prática pedagógica para uma escrita autoral de nossos alunos numa construção colaborativa do conhecimento?
Gostaria de ouvir, digo, de ler o que pensam...
Vamos dialogando?
Nenhum comentário:
Postar um comentário