segunda-feira, fevereiro 25, 2013

O FEEDBACK NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ON-LINE



O papel do feedback no processo de aprendizagem on-line - quais desafios, quais cuidados, quais possibilidades?!



Imagem A.Passos


   A Educação a Distância (EaD) no Brasil vem conquistando espaço com a implementação da Universidade Aberta do Brasil – UAB, cujo objetivo é oferecer ensino superior público, gratuito e de qualidade a todos os brasileiros, principalmente aos que por várias razões não puderam fazê-lo presencialmente.

            
   Paralelamente a esta modalidade de ensino, emerge um novo profissional, o docente-tutor ou o professor-tutor, cuja “função é de acompanhar os alunos no processo ensino aprendizagem que se dá por uma intensa mediação tecnológica” (Mill, et al., 2008). 


   Estudiosos têm considerado o docente-tutor como peça fundamental no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo dos estudantes em atividades grupais ou individuais, ao longo da disciplina, por ser o tutor o responsável pelo acompanhamento, orientação, estímulo, comunicação e socialização de ideias, é aquele que conduz à reflexão, provoca a busca pela pesquisa, incentiva e apoia os estudantes, além de avaliá-los. É o elo privilegiado de comunicação entre professores/alunos e o material didático e os projetos de trabalho, segundo Mill (op cit.).


   A responsabilidade de ser tutor a distância é grande, pois, boa parte do sucesso do estudante no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), deve-se ao trabalho comprometido do tutor e da qualidade do material didático disponibilizado. Contudo, há no processo de aprendizagem on-line, uma especificidade do papel do tutor a distância: o feedback, ou seja, a opinião, o retorno, a resposta aos alunos acerca de seu desenvolvimento, de sua aprendizagem.


   Segundo Mill (op cit.) são muitos os desafios, cuidados e possibilidades no momento de se dar um feedback. Dentre os desafios, talvez o maior seja o de superar a distância na interação e escolher o tom adequado, simples e afetuoso no momento das orientações, cobranças e sugestões aos alunos. Isto, porque a comunicação clara e objetiva torna-se palavra-chave neste processo de aproximação, compartilhamento e calor humano, para que o estudante sinta-se sujeito de suas ações e pertencente ao grupo.


   Os cuidados fundamentais na interação e no feedback estão ligados a competência comunicativa e escrita do tutor no momento de orientar, esclarecer dúvidas, explicitar os objetivos e a importância de realizar a atividade, para que o aluno compreenda se está ou não no caminho certo. O feedback da correção das atividades deve ser feito o mais rápido possível e antes da realização da atividade seguinte, para tanto, deve-se valorizar o que foi feito, apontar melhorias, problematizar, se for o caso, mas sempre encaminhando o aluno à reflexão, ao pensamento construtivo e colaborativo. 


   Desta maneira, discutir amplamente os critérios de avaliação antes de o exercício ser realizado, assumir o papel de facilitador, dar feedbacks positivos, construtivos e personalizados em tempo hábil para o aluno sentir-se “ouvido”. 


   As possibilidades de um feedback consistente, justo e bem avaliado, advém de uma interação constante, em que o tutor cria um vínculo com o aluno sempre incentivando-o a seguir em frente na construção de seu próprio conhecimento, também pode-se sugerir a criação de uma agenda para que os alunos possam se organizar melhor e aproveitar mais o tempo. Além disso, como forma de organizar o trabalho no AVA, e facilitar o feedback, deve-se trabalhar com ciclos de aprendizagem, divididos por semanas em que, ao final de cada ciclo, o tutor dá o feedback necessário para o aluno prosseguir, além de obter subsídios para a elaboração do relatório a ser entregue ao professor-autor com as participações dos alunos, contribuições, sugestões ou mesmo dúvidas surgidas ao longo do processo. Com os ciclos todos podem se manifestar em tempo hábil no AVA.


   Como se pôde ver o feedback torna-se valioso instrumento de reflexão – ação – reflexão na aprendizagem on-line por envolver todos os atores da EaD, estudantes, tutor e professor, em um dialogismo constante, na busca da excelência do ensino e disseminação de conhecimento. Na aprendizagem on-line, uma forma interesante de dar um feedback ao cursista é realizar um áudio feedback, um recurso simples, uma gravação de áudio - convertida para MP3 -, cujo resultado promoverá uma aproximação entre tutor e estudante rumo a uma aprendizagem significativa.


Analva Passos

Texto elaborado para FT N1 - 2013



Texto base: MILL, Daniel; LIMA, Denise; LIMA, Valéria S.; TANCREDI, Regina M.S. P. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos de Pedagogia, Ano 02. Vol. 02. Num. 04. ago/dez. 2008.

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAxa7aUlvTMrdsqtCmqP_CmzcdYTdRmVpBoQfJgPodgA8SsVCUnA

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