O uso pedagógico do Google Docs para a
interatividade/interação do trabalho do tutor no AVA
Google imagens
AVA, Ambiente Virtual
de Aprendizagem, ou o ambiente dentro de um site na web que tem a capacidade de
ser e de oferecer condições próprias do processo de ensino e aprendizagem por
meio de inúmeras ferramentas, como por exemplo, a criação e compartilhamento de
documentos, chats, fóruns, as quais
permitem uma interatividade/interação didática semelhante a outros espaços
educacionais, porém em um único espaço.
O uso destes
Ambientes Virtuais está ligado à EaD, Educação a Distância, em que os
envolvidos no processo educacional estão distantes fisicamente, mas quando
conectados, tornam-se próximos graças às novas tecnologias de informação e
comunicação que aproximam as pessoas, ao proporcionar a interatividade/interação,
participação e autonomia, que muitas vezes não são possíveis na educação
presencial, pois algumas sensações,
costumes e práticas próprias do ensino presencial apenas ganham outros
contornos nos espaços virtuais.
Google imagens
Dentro
deste cenário de inúmeras possibilidades, proporcionadas pelo AVA, de interação
e de comunicação voltados para a educação, estes ambientes oferecem ferramentas
específicas na criação de conteúdos e realização de atividades em formato web,
com facilidades na edição de texto, na inserção de links, vídeos e áudios em
várias áreas do ambiente, advindos de outros sites de internet ou mesmo de
materiais elaborados pelo docente com ferramentas externas. Além disso, podem
ser criadas apresentações, planilhas e artigos para compartilhamento de
documentos, uma vez que todas estas ferramentas suportam a construção de
explicações, tabelas, esquemas, resumos e várias outras atividades didáticas.
A
exemplo de recursos temos o Skype, Hangout, Msn e o Google Docs, os
quais possibilitam o compartilhamento de informações entre professores, tutores
e alunos de maneira síncrona (em tempo real) ou assíncrona (cada participante do
ambiente em seu tempo e em lugares diferentes).
Google imagens
O Google Docs, por exemplo, é um excelente
recurso para um trabalho realizado em grupo, em que a criação, compartilhamento
e aprendizagem são construídos colaborativamente e porque não dizer de maneira
criativa e divertida para os participantes.
Na gestão destes grupos e
organização do trabalho didático, pode-se dividir os alunos em grupos, montar Quadro
de Avisos, organizar Calendário de atividades, dar espaço para compartilhamento
de arquivos, além da troca mensagens diretas entre os participantes, como o chat, tudo para agilizar o intercâmbio
de informações e atuação em horário distinto do espaço escolar.
Google imagens
Como tutora, posso afirmar que o trabalho
realizado no Google Docs permite criar documentos novos, fazer upload de arquivos existentes em
formatos DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT,
além de ser prático e funcional na edição, é também bastante interativo, cujos
resultados podem ser armazenados ou compartilhados facilmente por todos os
participantes. O único senão deve-se ao fato de o usuário ter obrigatoriamente
uma conta no Gmail, o que também não se constitui em um problema, apenas em
mais uma conta de e-mail para ser gerenciada.
Google imagens
O uso da tecnologia
na educação, na verdade, não é exclusividade de nossa época, pois a escola
sempre assimilou e lançou mão de suportes tecnológicos disponíveis à ação
didática como os tradicionais quadros-negros, lápis e canetas, cadernos, livros
e papéis, etc. O que muda na EAD são as novas tecnologias de informação e
comunicação auxiliando-nos mais e melhor no desenvolvimento da prática da
educacional.
Analva Passos
Texto elaborado para OFT - UAB-UnB- 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário