terça-feira, fevereiro 12, 2013

GOOGLE DOCS: INTERATIVIDADE E INTERAÇÃO

O uso pedagógico do Google Docs para a interatividade/interação do trabalho do tutor no AVA




Google imagens


AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou o ambiente dentro de um site na web que tem a capacidade de ser e de oferecer condições próprias do processo de ensino e aprendizagem por meio de inúmeras ferramentas, como por exemplo, a criação e compartilhamento de documentos, chats, fóruns, as quais permitem uma interatividade/interação didática semelhante a outros espaços educacionais, porém em um único espaço. 


O uso destes Ambientes Virtuais está ligado à EaD, Educação a Distância, em que os envolvidos no processo educacional estão distantes fisicamente, mas quando conectados, tornam-se próximos graças às novas tecnologias de informação e comunicação que aproximam as pessoas, ao proporcionar a interatividade/interação, participação e autonomia, que muitas vezes não são possíveis na educação presencial, pois algumas sensações, costumes e práticas próprias do ensino presencial apenas ganham outros contornos nos espaços virtuais. 
 
 Google imagens


Dentro deste cenário de inúmeras possibilidades, proporcionadas pelo AVA, de interação e de comunicação voltados para a educação, estes ambientes oferecem ferramentas específicas na criação de conteúdos e realização de atividades em formato web, com facilidades na edição de texto, na inserção de links, vídeos e áudios em várias áreas do ambiente, advindos de outros sites de internet ou mesmo de materiais elaborados pelo docente com ferramentas externas. Além disso, podem ser criadas apresentações, planilhas e artigos para compartilhamento de documentos, uma vez que todas estas ferramentas suportam a construção de explicações, tabelas, esquemas, resumos e várias outras atividades didáticas.


A exemplo de recursos temos o Skype, Hangout, Msn e o Google Docs, os quais possibilitam o compartilhamento de informações entre professores, tutores e alunos de maneira síncrona (em tempo real) ou assíncrona (cada participante do ambiente em seu tempo e em lugares diferentes).
 

 Google imagens

O Google Docs, por exemplo, é um excelente recurso para um trabalho realizado em grupo, em que a criação, compartilhamento e aprendizagem são construídos colaborativamente e porque não dizer de maneira criativa e divertida para os participantes. 

Na gestão destes grupos e organização do trabalho didático, pode-se dividir os alunos em grupos, montar Quadro de Avisos, organizar Calendário de atividades, dar espaço para compartilhamento de arquivos, além da troca mensagens diretas entre os participantes, como o chat, tudo para agilizar o intercâmbio de informações e atuação em horário distinto do espaço escolar.
 
Google imagens


Como tutora, posso afirmar que o trabalho realizado no Google Docs permite criar documentos novos, fazer upload de arquivos existentes em formatos DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, além de ser prático e funcional na edição, é também bastante interativo, cujos resultados podem ser armazenados ou compartilhados facilmente por todos os participantes. O único senão deve-se ao fato de o usuário ter obrigatoriamente uma conta no Gmail, o que também não se constitui em um problema, apenas em mais uma conta de e-mail para ser gerenciada. 
 
Google imagens

O uso da tecnologia na educação, na verdade, não é exclusividade de nossa época, pois a escola sempre assimilou e lançou mão de suportes tecnológicos disponíveis à ação didática como os tradicionais quadros-negros, lápis e canetas, cadernos, livros e papéis, etc. O que muda na EAD são as novas tecnologias de informação e comunicação auxiliando-nos mais e melhor no desenvolvimento da prática da educacional.
  

Analva Passos
Texto elaborado para OFT - UAB-UnB- 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário